CICA

Comité International des Critiques d'Architecture
International Committee of Architectural Critics
Comité Internacional de Críticos de Arquitectura

CICA

News

Who is who

Members

Selected Writings
Book reviews

Partners

Contact

 

Home

8° Seminário Docomomo Brasil
Rio de Janeiro, de 1 a 5 de setembro de 2009

Download as pdf

Palácio Gustavo Capanema (Prédio do MEC)
Rua da Imprensa no 16, Centro, Rio de Janeiro.

 

Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes.
O que é DOCOMOMO
O DOCOMOMO (International working party for Documentation and Conservation of buildings, sites and neighbourghoods of the Modern Movement) é uma organização internacional, sem fins lucrativos, que visa zelar pela integridade das edificações e sítios urbanos importantes do movimento moderno, promover a troca de idéias sobre tecnologia de conservação, história e educação e estimular o interesse pelo patrimônio do movimento moderno.
O DOCOMOMO-BRASIL já existe desde 1992 e atualmente é composto por oito núcleos regionais. A Coordenação atual (2008-2010) está sediada na UFRGS, em Porto Alegre.
A organização do 8º Docomomo Brasil, evento científico de cunho nacional, está a cargo do núcleo Rio de Janeiro, que fica sediado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro e seu coordenador é o arquiteto Prof. Dr. Roberto Segre.

8º Seminário Docomomo Brasil

Cidade Moderna e Contemporânea: Síntese e Paradoxo das Artes

O evento científico contemplará a comemoração dos 50 anos do Congresso Internacional Extraordinário de Críticos de Arte, promovido por Juscelino Kubitschek em 1959, em torno do tema “Cidade Nova, a Síntese das Artes”. Esse congresso contou com a presença de grandes expoentes da crítica de arte, da arquitetura e do urbanismo, que discutiram temas até hoje fundamentais para a reflexão contemporânea: síntese das artes, crítica de arte, arte, arquitetura e educação, as artes industriais, os monumentos públicos, a situação das artes na cidade, entre outros.

O 8º Seminário Docomomo Brasil será realizado no Palácio Capanema (Ministério da Educação e Cultura - MEC), ícone da arquitetura moderna brasileira e latino-americana, cuja transcendência e significação assumidas pelas instituições culturais nacionais culminaram na recente promoção da sua candidatura à UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Trata-se também de uma oportunidade ímpar para a valorização do patrimônio moderno carioca. O estado do Rio de Janeiro se notabiliza por obras idealizadas por arquitetos brasileiros de vanguarda e renome internacional como Lúcio Costa, Niemeyer, Álvaro Vital Brazil, Attílio Correia Lima, Jorge Machado Moreira, Oscar Niemeyer, Affonso Eduardo Reidy, irmãos Roberto, Henrique Mindlin, entre outros.

Em 2009, será comemorado o centenário do pintor e paisagista Burle-Marx, autor de projetos paisagísticos em diversas cidades do mundo, entre os quais destacamos os jardins do edifício do MEC.

A data também é significativa por celebrar os 50 anos do Manifesto e da I Exposição de Arte Neoconcreta, no Museu de Arte Moderna do Rio, exposição considerada como a ruptura do projeto construtivo brasileiro.


www.docomomo.org.br

docomomo-rio@fau.ufrj.br

Download as pdf

 

◄back   ▲up

cicarchitecture.org · © 2008 cica and the respective author · last update: june 2008